O curso de Licenciatura Plena em Pedagogia do Campus de Guajará-Mirim está em funcionamento, desde o ano de 1988, e sua origem se confunde com a própria história do Campus de Guajará-Mirim, cuja criação se dá legalmente através da Resolução n. º 060/CONSUN de 1991.
Este curso foi criado por ato do então Conselho Diretor da Universidade Federal de Rondônia através da Resolução nº 26 de 25/05/1988, como meta do processo de interiorização da Universidade Federal de Rondônia, antecedendo os demais cursos hoje existentes e até mesmo o próprio Campus.
A nível local, o processo de interiorização da UNIR, que tem como embrião o curso de Licenciatura plena em Pedagogia foi fortalecido e de certa maneira antecipado, em função de mobilizações sociais que tinham como bandeira de luta a implantação do ensino superior no município, como estratégia para a promoção do desenvolvimento da região.
Argumentavam as lideranças de tais movimentos, que somente através da formação acadêmica teríamos profissionais com perfil crítico, reflexivo e capazes de pensar e agir a favor do desenvolvimento econômico e social local. Diante de um cenário permeado de euforia, utopias, resistências e incertezas era necessário racionalidade para diferenciar anseio de necessidade; importante de essencial, e valorá-las à luz das possibilidades conjunturais. Desta forma e sensível ao fato de que aproximadamente 90% dos professores atuantes nas escolas públicas da cidade não tinham formação superior para o exercício do magistério, o interesse da comunidade recai sobre cursos da área da educação, e os movimentos que a representavam, definem o curso de Pedagogia, como aquele capaz de inicialmente atender parte considerável demanda reprimida, e também por apresentar em comparação a outros cursos, maiores possibilidades de viabilização, visto que havia no município professores aptos a assumir a docência das suas disciplinas e um número suficiente de escolas de educação infantil e de 1º e 2º graus, onde os futuros acadêmicos poderiam desenvolver os seus trabalhos didáticos, pesquisas de campo e estágios obrigatórios.
Definida e pacificada, tal situação é levada ao conhecimento da Reitoria UNIR, que alega não dispor de suporte orçamentário e financeiro para assumir sozinha as demandas de uma nova estrutura, quer fosse de um Campus Avançado ou mesmo de um curso de extensão, e impõe como condição para que se inicie um estudo de viabilidade do atendimento da proposta, o comprometimento formal da comunidade e do Poder Público locais, no compartilhamento de atribuições e ônus, que viessem a ser gerados pela implantação do curso, no caso de sua aprovação pelas instâncias decisórias da IFES.
Tal exigência, gera um Termo de Cooperação, assumido pública e formalmente pela municipalidade através da Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim e Reitoria da Universidade Federal de Rondônia, visando tornar possível o atendimento do pleito. Desta forma, em 25/05/1988, por intermédio da Resolução nº 26/1988, o então Conselho Diretor da instituição delibera favoravelmente pela criação do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, com habilitações em Supervisão Escolar e Disciplinas Pedagógicas do Ensino de 2º Grau, e pela sua implantação no município de Guajará-Mirim, no segundo semestre daquele ano letivo.
O concurso vestibular para seleção e ingresso dos primeiros acadêmicos de Pedagogia ocorreu no mês de julho de 1988, com a oferta de 40 vagas para o período noturno. O inicio das atividades letivas se deu no dia 29 de agosto do mesmo ano, por meio de uma Aula Solene realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal, com a presença dos novos acadêmicos e dos primeiros professores que foram selecionados pela universidade para atuar no curso, autoridades locais, estaduais e federais, com destaque para o então Magnífico Reitor da UNIR, Professor Àlvaro Lustosa, a quem coube ministrar a aula inaugural.
O funcionamento das três primeiras turmas, se deu inicialmente nas dependências da Escola de 1º Grau Durvalina Estilben de Oliveira. Em cumprimento ao Termo de Cooperação firmado entre a Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim e Universidade Federal de Rondônia, a escola disponibilizou as salas de aula para utilização pelo curso, no período noturno, e duas pequenas salas para atender exclusivamente os serviços administrativos e de coordenação pedagógica.
As dificuldades impostas pela falta de um prédio exclusivo, somavam-se a outras do cotidiano e geravam entraves que agravavam-se, à medida que ingressavam novas turmas. Dentre elas, a ausência de um quadro de professores permanente e de pessoal administrativo para as atividades meio; a carência de material didático-pedagógico; inexistência de uma biblioteca com espaço físico, mobiliário e títulos adequados para a formação em Pedagogia; constante falta de energia elétrica visto que a região central da cidade, onde está localizada a escola Durvalina Estilben de Oliveira, era área prioritária para racionamento de energia elétrica, fato comum na cidade à época. Apesar de a escola dispor de um potente grupo gerador, nem sempre a direção da escola disponibilizava as chaves da casa de máquinas para a Coordenação do curso de Pedagogia utilizá-lo durante os racionamentos, ocasionando suspensão das aulas. Este fato fez com que por diversas vezes, os acadêmicos liderados pelos professores, marchassem em passeata de protesto pelas principais avenidas da cidade, com destino à residência do então Prefeito e do Escritório das Centrais Elétricas de Rondônia.
A partir do ano de 1993, devido às péssimas condições das instalações prediais da Escola Durvalina Estilben de Oliveira e pela demanda crescente por mais espaço físico, as atividades de sala de aula do curso de pedagogia foram transferidas para a Escola Municipal de 1º grau Saul Bennesby, no bairro Caetano, cabendo lembrar que momento já haviam sido criados e instalados a estrutura do Campus Universitário de Guajará-Mirim e do atual curso de Letras.
Neste mesmo ano, não obstante aos inúmeros obstáculos para os processo de implantação e consolidação do ensino superior nesta fronteira, a comunidade local em especial a acadêmica, celebraram o Reconhecimento do Curso de Pedagogia, cujo ato foi oficializado pela Portaria nº 1784, do Ministério da Educação e Cultura de 15 de dezembro de 1993, bem como a colação de grau da primeira turma de pedagogos, composta em sua maioria por acadêmicos, que já atuavam como funcionários públicos estaduais e federais nas escolas públicas deste município, nas funções de professor, diretor, vice- diretor e supervisor de escolas.
No ano de 2000, já funcionando nas atuais instalações do Campus de Guajará-Mirim, o curso de Pedagogia promove a primeira alteração quanto as habilitações oferecidas, passando a partir de então, a habilitar o seu egresso para atuar no Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil.
Sempre comprometido em desenvolver uma educação superior que consiga fazer frente aos desafios da modernidade e concatenada com a realidade local e com os anseios e necessidades da comunidade acadêmica, o curso promoveu em 2010, uma nova reformulação curricular, com alteração de habilitação, passando a vigorar para os ingressantes a partir do ano letivo de 2011, as habilitações em Docência para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Gestão Educacional nas atividades de administração, supervisão e orientação educacional.
Atualmente o curso de Licenciatura plena em Pedagogia atende um total aproximado de 240 estudantes, divididos em 06 turmas no período vespertino, a sua importância pode ser verificada pelo robusto número de inscritos nos seus vestibulares, a exemplo do processo seletivo do ano de 2014, no qual 364 candidatos concorreram a 50 vagas ofertadas e pelo número de concluintes, a exemplo do ano de 2014, quando habilitaram-se 48 pedagogos. Outros fatores, que o qualificam como um dos mais bem avaliados cursos da região, segundo Relatório de Avaliação 2015, do próprio MEC, é o fato de “discentes, técnicos e dirigentes denotarem efetivo compromisso para com o curso (...) buscando contemplar as exigências da atualidade (...) orientados por uma “ Coordenação que mostra capacidade de liderança e empatia nas atividades desenvolvidas junto aos docentes e discentes”.
Prof. Esp. Hilter Gomes Videira